CRÍTICA
TEXTUAL E LIVRO DIDÁTICO DE E/LE: A LITERATURA NA COLEÇÃO ENLACES
Milena
Navarro RODRIGUES (UFS)
Sandro
Marcío Drumond ALVES (UFS)
Elidiane
Santos de JESUS (UFS)
RESUMO: É
sabido que o estudo da Literatura, como manifestação latente de uma determinada
cultura, tem sua grande relevância nos contextos de ensino-aprendizagem de
línguas (ainda que seja pouco explorada em ambientes escolares de línguas
estrangeiras na Educação Básica brasileira). Também é possível verificar que
não é rara a existência de textos literários nos materiais didáticos de línguas
estrangeiras. Partindo dessa premissa, as perguntas que norteiam a construção
desse trabalho são: De que forma os textos literários aparecem nos livros
didáticos de espanhol? Como estes são explorados? Tendo em vista essa
problematização, estabelecemos como objetivos a serem alcançados: a) Descrever
o lugar dos textos literários no livro escolhido; b) Verificar, com base na
Crítica Textual (CAMBRAIA, 2005), como foram preparados estes textos; c) Analisar
de que forma são explorados os textos literários no corpus delimitado (RITCHER, 2005); e d) estabelecer a construção da
relação entre texto literário, material didático e lugar da literatura no
ensino de espanhol como língua estrangeira (SANTOS, 2008). Assim sendo, para a
concretização do trabalho que estamos propondo, estabelecemos a coleção do
Livro Didático de Espanhol intitulado Enlaces
como nosso objeto de estudo. Com vistas a delimitar ainda mais o nosso processo
de análise, optamos por utilizar somente o volume 2 como corpus da investigação. Justificamos, por fim, a escolha deste
material por ter sido uma das coleções de livros selecionados pelo Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012. As conclusões parciais a que
essa pesquisa chegou apontam na direção da pouca habilidade da exploração dos
textos literários e na ausência de critérios mínimos apoiados na Crítica
Textual para o estabelecimento dos textos nos livros didáticos.
PALAVRAS-CHAVE:
Crítica textual; Livro didático; Espanhol como língua estrangeira; Literatura.
Artigo completo em pdf.