DIVA E OS PERFIS FEMINOS CONTEMPORÂNEOS:
UMA ANALISE DA OBRA DIVA DE JOSÉ DE ALENCAR.

Mayara Oliveira Feitosa (UFS)
Elaine Vieira Gois (UFS)

RESUMO: O presente artigo propõe uma reflexão a cerca da transgressão da voz feminina a partir do romance Diva de José de Alencar através de uma análise de características psicológicas das personagens femininas do referido autor. Emília não se enquadrava no perfil de mulher tradicional, em seu subjetivismo expressa uma ambiguidade de sentimentos e conflitos interiores ao traduzir atitudes de autoritarismo e sarcasmo e ao mesmo tempo atos de compaixão e generosidade. Na voz de Diva encontra-se a subversão de valores ideológicos da época, com personalidade forte estava à frente da sociedade carioca do século XIX, diante da passividade das demais personagens femininas do romance: D. Leocádia, D. Matilde e Julinha. A fundamentação teórica está baseada nos seguintes autores: Cândido (1981) e Ribeiro (1966).  Esta proposta ressalta traços da voz feminina detentora de suas vontades que refletem sobre o perfil da mulher pós-moderna. O resultado do processo de análise constata que apesar da independência conquistada pela mulher, o gênero feminino esbarra na dualidade entre as convenções e estereótipos limitados ao espaço familiar transmitidos do modelo romântico e sua realização pessoal proveniente das responsabilidades e anseios profissionais estabelecidos pela sociedade atual. Discute-se o papel da mulher refletido na mídia impressa e televisiva, evocam-se também as relações de poder e os relacionamentos amorosos.


Palavras-chave: Transgressão; Voz feminina; Diva; Mulher pós-moderna.

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