FICHAMENTO, RESUMO E RESENHA:
A DIFICULDADE EM DICERNI-LOS NA GRADUAÇÃO
Luciana de
Lima ARCANJO. (UFS)
Márcia Regina
Curado Pereira MARIANO - Orientadora. (UFS)
RESUMO:
O trabalho em questão se destina a investigar, principalmente, as dificuldades
que os alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis apresentam em
diferenciar entre os gêneros: fichamento, resumo e resenha, e está circunscrito
à área da Linguística Textual. No
percurso de nossa pesquisa nos atentaremos a observar a mudança de postura
desses alunos, com relação aos gêneros especificados, durante o período em que
estiverem cursando a disciplina Produção e Recepção de Texto I, delimitando os
seus conceitos, as abordagens trabalhadas e a importância desta na vida
acadêmica dos graduandos dos cursos citados anteriormente. Para tanto, iremos
considerar o conhecimento de mundo desses alunos e as suas noções acerca dos
gêneros em questão a partir das produções textuais coletadas. Além disso, nos deteremos a responder as
seguintes indagações: a confusão feita pelos alunos dos cursos de Administração
e de Ciências Contábeis com relação aos gêneros fichamento, resumo e resenha,
tem relação com os temas referentes ao texto, tão recorrentes em disciplinas
como Produção e Recepção de Texto I ou tem a ver com o fato de estes não terem se deparado com um estudo
específico sobre os gêneros? Quais as contribuições da disciplina Produção
e Recepção de texto I para a vida acadêmica desses graduandos? Como o
projeto de monitoria do DLI (departamento de Letras de Itabaiana) da UFS vem a
contribuir com o desempenho e com o rendimento desses alunos nas disciplinas
referentes ao estudo do texto?
Palavras-chave: gêneros
textuais; texto; compreensão; produção textual; e ensino de Língua.
Artigo completo em pdf