FICHAMENTO, RESUMO E RESENHA:
A DIFICULDADE EM DICERNI-LOS NA GRADUAÇÃO


 Luciana de Lima ARCANJO. (UFS)
 Márcia Regina Curado Pereira MARIANO - Orientadora. (UFS)


RESUMO: O trabalho em questão se destina a investigar, principalmente, as dificuldades que os alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis apresentam em diferenciar entre os gêneros: fichamento, resumo e resenha, e está circunscrito à área da Linguística Textual. No percurso de nossa pesquisa nos atentaremos a observar a mudança de postura desses alunos, com relação aos gêneros especificados, durante o período em que estiverem cursando a disciplina Produção e Recepção de Texto I, delimitando os seus conceitos, as abordagens trabalhadas e a importância desta na vida acadêmica dos graduandos dos cursos citados anteriormente. Para tanto, iremos considerar o conhecimento de mundo desses alunos e as suas noções acerca dos gêneros em questão a partir das produções textuais coletadas.  Além disso, nos deteremos a responder as seguintes indagações: a confusão feita pelos alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis com relação aos gêneros fichamento, resumo e resenha, tem relação com os temas referentes ao texto, tão recorrentes em disciplinas como Produção e Recepção de Texto I ou tem a ver com o fato de estes não terem se deparado com um estudo específico sobre os gêneros? Quais as contribuições da disciplina Produção e Recepção de texto I para a vida acadêmica desses graduandos? Como o projeto de monitoria do DLI (departamento de Letras de Itabaiana) da UFS vem a contribuir com o desempenho e com o rendimento desses alunos nas disciplinas referentes ao estudo do texto?

Palavras-chave: gêneros textuais; texto; compreensão; produção textual; e ensino de Língua. 

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