VIVENCIANDO AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA

Layanne Thays Dos Santos (FSLF)
Ellen Dos Santos Oliveira (FSLF/NEC)
Profa. Ma. Cristiane Tavares da Fonseca de Morais Nunes (FSLF/NEC)


RESUMO: Este trabalho consiste em um relato de experiência de uma visita ao laboratório de informática da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, escola pública localizada em Aracaju/SE. O objetivo da visita ao laboratório de informática desta escola foi vivenciar nas práticas educacionais o que é informática na educação e compreender como se processa a aprendizagem neste ambiente virtual. Para a concretização da proposta, foi preciso observar algumas questões, tais como: quantos computadores existem no laboratório de informática da escola visitada? Estão conectados à internet? E por que meio? Quais as disciplinas que utilizam o laboratório de informática? Quantos alunos por mês utilizam os computadores? Quais os softwares utilizados? Existe software educacional específico? Existe interdisciplinaridade no uso da tecnologia? Escolha uma aula para assistir neste laboratório. O que você percebeu? Como era a reação dos alunos? Como se processava a aprendizagem? Quais os objetivos da(s) disciplina(s) que utilizam o laboratório? Com as respostas obtidas e com a experiência vivenciada foi possível levantar questões cruciais sobre a utilização da informática no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares da educação, e assim compreender como o computador pode ser utilizado tanto para transmitir a informação ao aluno como também cria condições para que ele construa seu próprio conhecimento.

Palavras-chave: Educação. Informática na educação. Interdisciplinaridade.


Artigo completo em PDF

TRADUZIR PÁGINA

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência