VIVENCIANDO AS PRÁTICAS
EDUCACIONAIS EM UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA
Layanne Thays Dos
Santos (FSLF)
Ellen Dos Santos
Oliveira (FSLF/NEC)
Profa. Ma.
Cristiane Tavares da Fonseca de Morais Nunes (FSLF/NEC)
RESUMO: Este
trabalho consiste em um relato de experiência de uma visita ao laboratório de
informática da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, escola pública
localizada em Aracaju/SE. O objetivo da visita ao laboratório de informática
desta escola foi vivenciar nas práticas educacionais o que é informática na
educação e compreender como se processa a aprendizagem neste ambiente virtual.
Para a concretização da proposta, foi preciso observar algumas questões, tais
como: quantos
computadores existem no laboratório de informática da escola visitada? Estão
conectados à internet? E por que meio? Quais as disciplinas que utilizam o
laboratório de informática? Quantos alunos por mês utilizam os computadores?
Quais os softwares utilizados? Existe software educacional específico? Existe
interdisciplinaridade no uso da tecnologia? Escolha uma aula para assistir
neste laboratório. O que você percebeu? Como era a reação dos alunos? Como se
processava a aprendizagem? Quais os objetivos da(s) disciplina(s) que utilizam
o laboratório? Com as respostas obtidas e com a experiência vivenciada foi
possível levantar questões cruciais sobre a utilização da informática no processo de aprendizagem dos conteúdos
curriculares da educação, e assim compreender como o computador pode ser
utilizado tanto para transmitir a informação ao aluno como também cria
condições para que ele construa seu próprio conhecimento.
Palavras-chave: Educação. Informática na educação.
Interdisciplinaridade.
Artigo completo em PDF