ANALISE DE COMO É ABORDADA A CLASSE GRAMATICAL PERTENCENTE AO VERBO



ANÁLISE DE COMO É ABORDADA A CLASSE GRAMATICAL PERTENCENTE AO VERBO NO LIVRO “SÍNTESIS”


Sarah Alves dos SANTOS (UFS/GEMADELE)
Valeria Mahaiara dos SANTOS (UFS/GEMADELE)
Orientadora: Msc. Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)


RESUMO: No âmbito educacional se tem questionado muito acerca da necessidade do ensino de gramática nas aulas de línguas, particularmente nas de línguas estrangeiras, já que seu estudo quase sempre se dá de forma exaustiva. No entanto, não se pode negar a importância do ensino da gramática, uma vez que o seu conhecimento é fundamental para auxiliar aos alunos em suas necessidades comunicativas. Sendo assim, a gramática é válida no processo de ensino/aprendizagem de ELE e deve ser ensinada. O objetivo de seu ensino deveria ser auxiliar o aluno a desenvolver a sua capacidade de comunicação na LE, e assim levá-lo a manejar a comunicação pelo uso das regras da língua de forma consciente e autônoma (Gelabert e otros, 2002, García García, 2001 e Martín Peris, 2004). Levando em consideração o quão significativo é o ensino da gramática, neste trabalho nos propomos a apresentar a análise referente ao conteúdo gramatical verbal presente no volume I do livro didático “Síntesis”, tendo como base o guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2012 e os OCNEM (Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio) de 2006 de língua espanhola. De inicio será observado quais os conceitos de língua e de gramática são apresentados aos docentes através do manual do professor. Depois se examinará como os verbos são abordados no livro. Seguindo com uma breve reflexão sobre o papel da gramática no ensino de ELE, visto que os aspectos gramaticais, e aqui mais especificamente os verbos, são imprescindíveis ao ensino da língua estrangeira, e por isso, os professores devem estar cientes de que a escolha do material didático apropriado além de facilitar o processo de aquisição da nova língua, incentiva a aprendizagem por parte dos alunos.


Palavras-chave: Gramática, material didático, ensino/aprendizagem de ELE, competência comunicativa.

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