ANÁLISE
DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL APROVADOS PELO PNLD 2012 BASEADOS NA CRÍTICA
TEXTUAL
Ericka Ellenn dos SANTOS (UFS)
Marina
Raíssa Silva Vieira do SACRAMENTO (UFS)
Danilo
Correia Santos ANDRADE (UFS)
RESUMO: No
ano de 2012, a coleção de livros didáticos para o ensino de Espanhol como
Língua Estrangeira (E/LE) intitulada “Enlaces”
apresentou-se entre as aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD). A dinâmica deste Programa do Governo Federal consiste na avaliação dos
materiais submetidos ao edital, lançado pelo Ministério de Educação (MEC), e, a
partir desta, na escolha dos livros que poderão ser escolhidos pelas escolas
para serem usados no ensino da língua espanhola. Tomando as Orientações
Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN) e as disposições estabelecidas no edital do PNLD e no Guia de Livros
deste mesmo Programa, nosso objetivo é, com base nos preceitos da Crítica
Textual, verificar como os textos estão sendo dispostos nos livros didáticos
selecionados e qual o seu grau de fidedignidade com o original. Para uma melhor
delimitação do nosso objeto de estudo, selecionamos alguns textos presentes nas
unidades três e quatro do primeiro volume do livro supracitado. Nosso suporte
teórico-base está centrado nas investigações iniciais de Marlene Gomes Mendes
(1986) sobre o material didático de comunicação e expressão de língua
portuguesa no final dos anos 80, nas constatações realizadas por Adriana Leite
Moreira (2010) e nas teorias e ideias de César Nardelli Cambraia (2005), que
norteiam a Crítica Textual no Brasil. O que se pretende demonstrar através
deste trabalho é, não somente a importância da disponibilidade de “confiáveis”
fontes de consulta que levem de fato ao texto apresentado pelo livro, mas
também no que se refere à importância da genuinidade dos textos ou de uma
adaptação adequada, uma vez que dada a amplitude do público que utiliza os
livros didáticos e dado ainda seu caráter formativo, o rigor na elaboração/uso
de textos dessa natureza é seguramente um imperativo ao qual não se pode furtar
(CAMBRAIA, 2005).
Palavras-chave: Crítica Textual, Livros Didáticos, Língua
Espanhola.