CRÍTICA
TEXTUAL:
A
FIDEDIGNIDADE DOS TEXTOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DO PNLD 2012
Márcia
de Jesus ARAUJO (UFS)
Edjane Souza SANTOS (UFS)
Alayse Alcântara de OLIVEIRA (UFS)
RESUMO:
A Crítica Textual ocupa um lugar relevante nos estudos textuais
para ensino de língua estrangeira e língua materna. Mesmo sabendo que a
presença de textos é imperativa nos livros didáticos. Assim sendo, nossa
proposta de trabalho apresentará a elaboração do cotejo (collatio) de textos pertencentes à coleção de livros didáticos de
espanhol como língua estrangeira (E/LE) intitulada “El arte de leer”, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD) do ano de 2012. A dinâmica do PNLD consiste na avaliação dos materiais
submetidos ao edital, lançado pelo Ministério de Educação (MEC), e, a partir
desta, na escolha dos livros que poderão ser escolhidos pelas escolas para
serem usados no ensino da língua espanhola. Tomando as Orientações Curriculares
para o Ensino Médio (OCEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as
disposições estabelecidas no edital do PNLD e no Guia de Livros deste mesmo
Programa, nosso objetivo é verificar como os textos estão sendo dispostos nos
livros didáticos selecionados e qual o seu grau de fidedignidade com o
original. Baseando-se nas acepções de Crítica Textual propostas por Cambraia
(2005) e na utilização dos padrões filológicos em livros didáticos apresentados
por Gomes (1986), sabemos que o estabelecimento de textos exige uma determinada
coerência que pode resultar positivamente ou de modo negativo no entendimento
dos conteúdos expostos aos alunos. Deste modo, a Crítica Textual figura como um
fator de promoção e reflexão sobre as adaptações, modificações e usos dos
textos encontrados nesses materiais. Para maior fins de delimitação do corpus, analisou-se somente a segunda
unidade do primeiro volume da coleção supracitada, especificamente o texto com
o título “¿Qué es La dislexia?”. Para
chegarmos aos resultados, realizamos, com ajuda de recursos computacionais, a
recuperação dos textos originais e sua comparação com as edições do material
didático.
Palavras-chave: Livro Didático, Crítica Textual, Língua Espanhola.
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