CRÍTICA TEXTUAL:
A FIDEDIGNIDADE DOS TEXTOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DO PNLD 2012

Márcia de Jesus ARAUJO (UFS)
Edjane Souza SANTOS (UFS)
Alayse Alcântara de OLIVEIRA (UFS)



RESUMO: A Crítica Textual ocupa um lugar relevante nos estudos textuais para ensino de língua estrangeira e língua materna. Mesmo sabendo que a presença de textos é imperativa nos livros didáticos. Assim sendo, nossa proposta de trabalho apresentará a elaboração do cotejo (collatio) de textos pertencentes à coleção de livros didáticos de espanhol como língua estrangeira (E/LE) intitulada “El arte de leer”, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012. A dinâmica do PNLD consiste na avaliação dos materiais submetidos ao edital, lançado pelo Ministério de Educação (MEC), e, a partir desta, na escolha dos livros que poderão ser escolhidos pelas escolas para serem usados no ensino da língua espanhola. Tomando as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as disposições estabelecidas no edital do PNLD e no Guia de Livros deste mesmo Programa, nosso objetivo é verificar como os textos estão sendo dispostos nos livros didáticos selecionados e qual o seu grau de fidedignidade com o original. Baseando-se nas acepções de Crítica Textual propostas por Cambraia (2005) e na utilização dos padrões filológicos em livros didáticos apresentados por Gomes (1986), sabemos que o estabelecimento de textos exige uma determinada coerência que pode resultar positivamente ou de modo negativo no entendimento dos conteúdos expostos aos alunos. Deste modo, a Crítica Textual figura como um fator de promoção e reflexão sobre as adaptações, modificações e usos dos textos encontrados nesses materiais. Para maior fins de delimitação do corpus, analisou-se somente a segunda unidade do primeiro volume da coleção supracitada, especificamente o texto com o título “¿Qué es La dislexia?”. Para chegarmos aos resultados, realizamos, com ajuda de recursos computacionais, a recuperação dos textos originais e sua comparação com as edições do material didático.


Palavras-chave: Livro Didático, Crítica Textual, Língua Espanhola.

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