ASPECTOS CULTURAIS NAS ATIVIDADES DE LEITURA



ASPECTOS CULTURAIS NAS ATIVIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA


Rodrigo Belfort GOMES (UFS)
Elizana Karla Andrade ALMEIDA (UFS)
                                               Elaine Maria SANTOS (UFS)



RESUMO: Trabalhar o ensino de língua inglesa através da cultura não significa simplesmente estabelecer critérios para o trabalho lexical e de decodificação textual. De acordo com os teóricos dos estudos culturais que versam sobre as questões identitárias e de (re) significação, tão presentes nas discussões sobre a pós-modernidade, o texto é dotado de valor cultural, e, como tal, remete a identificações e afastamentos. Trabalhar o texto apenas no nível lexical é desconsiderar o poder discursivo que a leitura tem sobre o leitor, e o seu papel na construção de um repertório de experiências. O objetivo deste trabalho é analisar os conceitos sobre cultura na pós-modernidade, associando-os às questões de identidade que o texto traz e ao seu papel formador, destacado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao relacionar a importância do texto para a formação de um leitor crítico, e ao papel da língua estrangeira no desenvolvimento de um leitor crítico. Para exemplificar os achados dessa revisão bibliográfica, um livro de língua inglesa é analisado, com o intuito de verificar de que modo os autores de materiais didáticos estão utilizando os conceitos aqui discutidos, na confecção de suas obras. Após uma breve análise física do livro, o material textual é analisado, com o objetivo de identificar momentos em que a cultura pode ser discutida em sala de aula.


PALAVRAS-CHAVE: Cultura, identidade, leitura, língua Inglesa, livro didático.


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