ASPECTOS
CULTURAIS NAS ATIVIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
Rodrigo Belfort GOMES (UFS)
Elizana Karla Andrade ALMEIDA (UFS)
Elaine
Maria SANTOS (UFS)
RESUMO: Trabalhar o ensino de
língua inglesa através da cultura não significa simplesmente estabelecer
critérios para o trabalho lexical e de decodificação textual. De acordo com os
teóricos dos estudos culturais que versam sobre as questões identitárias e de
(re) significação, tão presentes nas discussões sobre a pós-modernidade, o
texto é dotado de valor cultural, e, como tal, remete a identificações e
afastamentos. Trabalhar o texto apenas no nível lexical é desconsiderar o poder
discursivo que a leitura tem sobre o leitor, e o seu papel na construção de um
repertório de experiências. O objetivo deste trabalho é analisar os conceitos
sobre cultura na pós-modernidade, associando-os às questões de identidade que o
texto traz e ao seu papel formador, destacado nos Parâmetros Curriculares
Nacionais, ao relacionar a importância do texto para a formação de um leitor
crítico, e ao papel da língua estrangeira no desenvolvimento de um leitor
crítico. Para exemplificar os achados dessa revisão bibliográfica, um livro de
língua inglesa é analisado, com o intuito de verificar de que modo os autores
de materiais didáticos estão utilizando os conceitos aqui discutidos, na
confecção de suas obras. Após uma breve análise física do livro, o material
textual é analisado, com o objetivo de identificar momentos em que a cultura
pode ser discutida em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura, identidade,
leitura, língua Inglesa, livro didático.
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