ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DOS
MULTILETRAMENTOS
Tayane Kizze dos
Santos PEREIRA (UFS)
RESUMO: Hoje em
dia não é mais suficiente saber ler e escrever, ou seja, ser alfabetizado.
Vive-se atualmente num período de incertezas e de grandes fluxos de inovações,
informações e acontecimentos. Diante disso, os indivíduos precisam estar
preparados para as situações com as quais se deparam cotidianamente, para que
possam estar inseridos na sociedade da qual fazem parte e tenham participação
efetiva dentro dela. Às escolas, cabe o papel de educar seus alunos nesse
sentido, fazendo com que eles possam perceber e questionar o mundo a sua volta,
e sejam capazes de fazer mudanças, se assim desejarem. Para atingir esses
objetivos, fala-se em uma educação que tenha por base os letramentos, dentre
eles, o crítico, o digital, o visual etc. A intenção é levar os alunos a
construírem seus conhecimentos, a avaliarem criticamente os textos (sejam eles
visuais, sonoros, digitais, escritos), e a se posicionarem diante desses textos
tendo uma consciência crítica. A maior preocupação de muitos professores de
inglês, ainda hoje, é com o ensino de regras gramaticais. Sem dúvidas, é
essencial aprender gramática, mas o papel da escola é também educar, e não
apenas dar conteúdos. O objetivo deste trabalho é, portanto, mostrar como os
multiletramentos podem ser trabalhados em aula (mais especificamente, de língua
inglesa), juntamente com os aspectos gramaticais, tornando o ensino mais
significativo e enriquecedor para a vida social dos alunos.
Palavras-chave:
multiletramentos; aprendizagem; inglês; consciência crítica.
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