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ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS


Tayane Kizze dos Santos PEREIRA (UFS)

RESUMO: Hoje em dia não é mais suficiente saber ler e escrever, ou seja, ser alfabetizado. Vive-se atualmente num período de incertezas e de grandes fluxos de inovações, informações e acontecimentos. Diante disso, os indivíduos precisam estar preparados para as situações com as quais se deparam cotidianamente, para que possam estar inseridos na sociedade da qual fazem parte e tenham participação efetiva dentro dela. Às escolas, cabe o papel de educar seus alunos nesse sentido, fazendo com que eles possam perceber e questionar o mundo a sua volta, e sejam capazes de fazer mudanças, se assim desejarem. Para atingir esses objetivos, fala-se em uma educação que tenha por base os letramentos, dentre eles, o crítico, o digital, o visual etc. A intenção é levar os alunos a construírem seus conhecimentos, a avaliarem criticamente os textos (sejam eles visuais, sonoros, digitais, escritos), e a se posicionarem diante desses textos tendo uma consciência crítica. A maior preocupação de muitos professores de inglês, ainda hoje, é com o ensino de regras gramaticais. Sem dúvidas, é essencial aprender gramática, mas o papel da escola é também educar, e não apenas dar conteúdos. O objetivo deste trabalho é, portanto, mostrar como os multiletramentos podem ser trabalhados em aula (mais especificamente, de língua inglesa), juntamente com os aspectos gramaticais, tornando o ensino mais significativo e enriquecedor para a vida social dos alunos.


Palavras-chave: multiletramentos; aprendizagem; inglês; consciência crítica.

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