“POESIA CONCRETA E PROSA CAÓTICA”:
UMA ANÁLISE DA ÓTICA FUTURA NA OBRA DE PAULO LEMINSKI
Elton Linton Oliveira MAGALHÃES (UFBA)
RESUMO:Parte da dissertação de mestrado
intitulada: Paulo Leminski: Sujeito e
subjetividade, que busca problematizar as possíveis formas de sujeito
lírico na poética de Paulo Leminski, o presente trabalho se propõe a analisar
as relações existentes entre o Concretismo – movimento artístico brasileiro que
surgiu na década de 50 do século XX – e a obra do intelectual curitibano Paulo
Leminski – que escreveu durante as décadas de 60 a 80 do mesmo século.
Perpassando as ideias centrais do concretismo – por meio de diversos textos
compilados em Teoria da Poesia Concreta
– assim como de alguma crítica relacionada ao movimento artístico – como é o
caso de Alguns Aspectos da Teoria da
Poesia Concreta de Paulo Franchetti, buscar-se-á por meio deste artigo
identificar, resumidamente, alguns elementos estéticos e ideológicos que
nortearam o movimento. Em contrapartida, detectar traços do Concretismo nos
textos leminskianos: em alguns poemas que compõem o livro-coletânea Caprichos e Relaxos, assim como em sua
“prosa experimental” ou, como se buscou sugerir pelo título do artigo, “prosa
caótica”: O Catatau. Posteriormente,
buscar-se-á também detectar até onde vai a citada relação e como Leminski
consegue se manter múltiplo dentro do panorama artístico-literário brasileiro
por meio das diferenças, visto que além da Poesia Concreta, escreveu por meio
de bases estético/ideológicas de outros “movimentos” – a exemplo da “poesia
marginal” da década de 70.
Palavras-chave: Concretismo,
semelhanças, diferenças, Paulo Leminski, Lírica.
Artigo completo em pdf