“POESIA CONCRETA E PROSA CAÓTICA”:
UMA ANÁLISE DA ÓTICA FUTURA NA OBRA DE PAULO LEMINSKI

Elton Linton Oliveira MAGALHÃES (UFBA)



RESUMO:Parte da dissertação de mestrado intitulada: Paulo Leminski: Sujeito e subjetividade, que busca problematizar as possíveis formas de sujeito lírico na poética de Paulo Leminski, o presente trabalho se propõe a analisar as relações existentes entre o Concretismo – movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 50 do século XX – e a obra do intelectual curitibano Paulo Leminski – que escreveu durante as décadas de 60 a 80 do mesmo século. Perpassando as ideias centrais do concretismo – por meio de diversos textos compilados em Teoria da Poesia Concreta – assim como de alguma crítica relacionada ao movimento artístico – como é o caso de Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta de Paulo Franchetti, buscar-se-á por meio deste artigo identificar, resumidamente, alguns elementos estéticos e ideológicos que nortearam o movimento. Em contrapartida, detectar traços do Concretismo nos textos leminskianos: em alguns poemas que compõem o livro-coletânea Caprichos e Relaxos, assim como em sua “prosa experimental” ou, como se buscou sugerir pelo título do artigo, “prosa caótica”: O Catatau. Posteriormente, buscar-se-á também detectar até onde vai a citada relação e como Leminski consegue se manter múltiplo dentro do panorama artístico-literário brasileiro por meio das diferenças, visto que além da Poesia Concreta, escreveu por meio de bases estético/ideológicas de outros “movimentos” – a exemplo da “poesia marginal” da década de 70.

Palavras-chave: Concretismo, semelhanças, diferenças, Paulo Leminski, Lírica.

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