ENTRE O LOGOS E O PATHOS DA RETORICA APLICADA



ENTRE O LOGOS E O PATHOS DA RETÓRICA APLICADA


José Domingos Angelo SANTOS  (UFS) 



RESUMO: O presente trabalho parte das considerações e dados obtidos a partir de um relatório de pesquisa em conclusão. Num primeiro momento, tem-se a caracterização da retórica, esta inicialmente entendida como arte da persuasão, acrescida de alguns conceitos e noções essenciais à realização do mencionado estudo. Em seguida, têm-se algumas análises e reflexões, oriundas das leituras sistemáticas de alguns referenciais teóricos; dentre outros constituintes metodológicos presentes no plano do projeto, bem como frutos de observações in loco da sala de aula, tendo como objetivo verificar e analisar as implicações do logos e do pathos na retórica aplicada ao contexto da sala de aula, tendo como fundamentação teórica basilar a obra de Aristóteles. Como resultados, têm-se alguns esclarecimentos teóricos acerca da temática referida, a exemplo das diferenciações aristotélicas entre logos, pathos e suas relações/implicações com o ethos; breve reflexão acerca da (in) existência de retórica no ensino atual; conceituação do que seria retórica aplicada; importância do prólogo nas atividades e segmentos docentes e conversacionais, entre outras questões. Acrescendo-se ao exposto, segue a demonstração de que a retórica aplicada pelo professor em sala de aula nem sempre é pautada no logos (razão, verdade, ciência), como também é moldada pela percepção do pathos que o contexto escolar sempre evoca.


Palavras-chave: Logos; Pathos; Retórica aplicada; Ensino; Sala de aula.

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