ENTRE O LOGOS E O PATHOS DA
RETÓRICA APLICADA
José Domingos Angelo SANTOS (UFS)
RESUMO:
O presente trabalho parte das considerações e dados obtidos a
partir de um relatório de pesquisa em conclusão. Num primeiro momento, tem-se a
caracterização da retórica, esta inicialmente entendida como arte da persuasão,
acrescida de alguns conceitos e noções essenciais à realização do mencionado
estudo. Em seguida, têm-se algumas análises e reflexões, oriundas das leituras
sistemáticas de alguns referenciais teóricos; dentre outros constituintes
metodológicos presentes no plano do projeto, bem como frutos de observações in loco da sala de aula, tendo como
objetivo verificar e analisar as implicações do logos e do pathos na
retórica aplicada ao contexto da sala de aula, tendo como fundamentação teórica
basilar a obra de Aristóteles. Como resultados, têm-se alguns esclarecimentos
teóricos acerca da temática referida, a exemplo das diferenciações
aristotélicas entre logos, pathos e suas relações/implicações com o
ethos; breve reflexão acerca da (in)
existência de retórica no ensino atual; conceituação do que seria retórica
aplicada; importância do prólogo nas atividades e segmentos docentes e
conversacionais, entre outras questões. Acrescendo-se ao exposto, segue a
demonstração de que a retórica aplicada pelo professor em sala de aula nem
sempre é pautada no logos (razão,
verdade, ciência), como também é moldada pela percepção do pathos que o contexto escolar sempre evoca.
Palavras-chave:
Logos; Pathos; Retórica aplicada; Ensino; Sala de aula.
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