LEITURA E LETRAMENTO NO ENSINO MEDIO SOB UMA VISAO AMPLIADA. 


 Átila Sabrina Bispo SANTOS (UFS) 
 Patrícia de Carvalho ANDRADE (UFS)

RESUMO: Este estudo que tem como tema leitura e letramento no ensino médio sob uma visão ampliada, explora o valor dado à leitura pelos alunos do ensino médio, mais especificamente, procura delimitar sua relevância atual para o letramento do educando e para a sociedade como um todo. Por este caminho, busca também oferecer aos professores de língua portuguesa e estudiosos da linguagem, subsídios para uma compreensão e avaliação correta dos índices avaliativos do ensino. Letramento assim seria segundo os estudos baseados nos pensamentos Kleiman, uma palavra recém-chegada ao vocabulário da educação e das ciências linguísticas: é na segunda metade dos anos 80, há cerca de apenas dez anos, portanto, que ela surge no discurso dos especialistas dessas áreas. Uma das primeiras ocorrências está no livro de Mary Kato, de 1986 (No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. Editora Ática). No decorrer do artigo, com base em pesquisas feitas com alunos do ensino médio em comparação às pesquisas do INAF, são debatidos, dentre outros conceitos, o de leitura, letramento e participação social. Com base nos estudos de Abreu (2004); Gonçalves (2006); Britto (2004); Kleiman (1995; 2004; 2008). O estudo conclui que o fato de estarmos inseridos em uma sociedade fortemente regida pela escrita, nos permite uma  maior participação nessa cultura, havendo maiores possibilidades de  contribuir para formação de uma identidade social positiva. 

Palavras-chave: leitura, letramento, ensino, sociedade. 



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