NORMA ORTOGRÁFICA:
PROBLEMATIZANDO A DESCONTEXTUALIZAÇÃO

Elaine Vieira Gois (UFS)
Mayara Oliveira Feitosa (UFS)


RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar reflexões a cerca da descontextualização ortográfica nas práticas de ensino de língua materna, de modo geral, equivocadamente pautadas na apresentação e repetição verbal de regras normatizadoras de correção e exercícios repetitivos, por seu turno, ineficazes. Fórmulas uma vez transmitidas por imposição, refletidas mecanicamente pelo aluno, condicionando-o ao uso restrito, onde a regra funciona nos limites do aprendizado. Vítimas de uma escolha tradicional, muitos professores seguem o caminho contrário, não desenvolvem em seus alunos o rigor de raciocínio para o desenvolvimento de uma postura crítica. A concepção de ortografia deve estar direcionada a percepção de que o conjunto padronizado de sinais utilizados na escrita não serve para uma transcrição fonética. Desse modo, constatamos o fato de que as práticas pedagógicas que não contextualizam a normatização ortográfica implicam em uma convivência pacífica com contradições gritantes. Assim, apresentamos uma proposta didática realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental baseada na leitura, interpretação, produção de texto revisão e reescrita. Com a utilização de gêneros do cotidiano pretende-se tornar o aprendizado da norma ortográfica da língua portuguesa algo mais fluído e menos traumatizante. Prezando por um trabalho autônomo, onde os próprios alunos enquanto protagonistas da sua aprendizagem regulam os seus processos e progressos na apreensão da ortografia de sua língua, bem como seu desempenho interpretativo e evolução na elaboração de textos.

Palavras- chave: Ortografia; ensino; língua Portuguesa.

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