O USO DO TEXTO ESCRITO



O USO DO TEXTO ESCRITO NA ELABORAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO CESB (CURSO DE ESPANHOL BÁSICO A DISTÂNCIA) NA UFS


Júlio Oliveira da SILVA (UFS/GEMADELE)
Kamila Souza Passos BARROS (UFS/GEMADELE)
Orientadora: Msc. Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)


RESUMO: O CESB se trata de um curso de língua espanhola criado com a finalidade de proporcionar a aprendizagem de forma dinâmica e interativa e aos que buscam o idioma e que não o possuem em sua grade curricular. Objetiva o desenvolvimento das quatro habilidades no processo de ensino-aprendizagem que levam os alunos a se comunicar e interagir em espanhol. Para isto, os tutores e coordenadores elaboram atividades utilizando vários gêneros de textos escritos, imagens, letras de música, etc, na plataforma que proporciona além do aprendizado da língua, o letramento digital dos alunos. É com base nos textos escritos que vamos por em prática as habilidades leitora e escrita na elaboração de material didático, onde no CESB os textos recebem um enfoque comunicativo e multicultural acerca dos países que utilizam o Espanhol como língua oficial. O CESB proporciona aos tutores o uso de ferramentas informáticas para a elaboração de materiais didáticos a fim de ativar no aluno o processo de aquisição da L2. As atividades propostas pelo CESB na plataforma moodle estão englobadas em uma forma linguística computacional facilitando a acessibilidade e a autonomia do aluno, pois a utilização crescente da internet possibilita uma gama de fontes de pesquisa e estudo para o aprendiz de forma autônoma (Oliveira, 2005), faz-se então, o ensino através da plataforma ir muito além da aquisição de um conjunto de habilidades lingüísticas, promovendo uma interatividade entre língua, tecnologia e relações sociais.



Palavras chave: Língua espanhola, Ensino a distância, material didático, Tic´s.


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