O USO DO TEXTO ESCRITO NA ELABORAÇÃO DO MATERIAL
DIDÁTICO DO CESB (CURSO DE ESPANHOL BÁSICO A DISTÂNCIA) NA UFS
Júlio Oliveira da SILVA (UFS/GEMADELE)
Kamila Souza Passos BARROS (UFS/GEMADELE)
Orientadora: Msc. Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)
RESUMO: O
CESB se trata de um curso de língua espanhola criado com a finalidade de
proporcionar a aprendizagem de forma dinâmica e interativa e aos que buscam o
idioma e que não o possuem em sua grade curricular. Objetiva o desenvolvimento
das quatro habilidades no processo de ensino-aprendizagem que levam os alunos a
se comunicar e interagir em espanhol. Para isto, os tutores e coordenadores
elaboram atividades utilizando vários gêneros de textos escritos, imagens,
letras de música, etc, na plataforma que proporciona além do aprendizado da
língua, o letramento digital dos alunos. É com base nos textos escritos que
vamos por em prática as habilidades leitora e escrita na elaboração de material
didático, onde no CESB os textos recebem um enfoque comunicativo e multicultural
acerca dos países que utilizam o Espanhol como língua oficial. O CESB
proporciona aos tutores o uso de ferramentas informáticas para a elaboração de
materiais didáticos a fim de ativar no aluno o processo de aquisição da L2. As
atividades propostas pelo CESB na plataforma moodle estão englobadas em uma
forma linguística computacional facilitando a acessibilidade e a autonomia do
aluno, pois a utilização crescente da internet possibilita uma gama de fontes
de pesquisa e estudo para o aprendiz de forma autônoma (Oliveira, 2005), faz-se
então, o ensino através da plataforma ir muito além da aquisição de um conjunto
de habilidades lingüísticas, promovendo uma interatividade entre língua,
tecnologia e relações sociais.
Palavras chave: Língua espanhola, Ensino a
distância, material didático, Tic´s.
Artigo completo em pdf