A FIDEDIGNIDADE DOS TEXTOS NOS LIVROS



A FIDEDIGNIDADE DOS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: A CRÍTICA TEXTUAL NAS PROPOSTAS DE (RE)ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ESCRITA DE ESPANHOL

Keciane Silva Lima (UFS)
Lucas Berto dos Santos (UFS)
Fernando da Cunha Mendonça (UFS)


RESUMO: O livro didático é um instrumento bastante importante para o professor, pois boa parte do ensino básico no Brasil é baseada nele. Por isso, é de extrema importância que se faça uma análise minuciosa para adoção de um livro, mas o excesso de confiança e a falta de olhar crítico dos professores em relação a esses livros têm feito com que essa análise seja deixada de lado por muitos. Com base nessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a fidedignidade de um dos textos exibidos no livro didático de espanhol“El arte de leer – volume I” (PNLD 2012). Para essa avaliação, foramlevados em conta alguns critérios, como: a veracidade da referência apresentada, a quantidade de adaptações feitas nos textos e os tipos de interferências adaptativas que podem interferir no entendimento do aluno. Depois de concluída essa avaliação,foram notadas inúmeras irregularidades de um texto para o outro, muitas delas sem as devidas marcações, fazendo com que o aluno se distancie muito do texto considerado original.  Essa é só uma das inúmerasprovas de que o livro didático não é um instrumento perfeito e irretocável. Para a realização deste trabalho tomamos como alicerce teórico os estudos de CAMBRAIA (2005), MENDES (1987) e MOREIRA (2009) que são referentes às contribuições da Crítica Textual na avaliação de materiais didáticos. Na nossa ação pós-análise, tomamos como objetivo a minimização das lacunas deixadas pela edição do texto presente e pelo tipo de exploração da leitura proposta. Para tanto, propomos atividades de compreensão escrita de caráter intercultural (Paraquett, 2005,2007; Mendes, 2003) que funcionem como complementares ao material didático estudado (Richter, 2005).


Palavras-chave: Crítica Textual; Livro Didático; Língua Espanhola.


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