A
FIDEDIGNIDADE DOS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA
ESTRANGEIRA: A CRÍTICA TEXTUAL
NAS PROPOSTAS DE (RE)ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO ESCRITA DE
ESPANHOL
Keciane Silva Lima (UFS)
Lucas Berto dos Santos (UFS)
Fernando da Cunha Mendonça (UFS)
RESUMO: O livro didático é um instrumento bastante importante para o professor,
pois boa parte do ensino básico no Brasil é baseada nele. Por isso, é de
extrema importância que se faça uma análise minuciosa para adoção de um livro,
mas o excesso de confiança e a falta de olhar crítico dos professores em
relação a esses livros têm feito com que essa análise seja deixada de lado por
muitos. Com base nessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo avaliar
a fidedignidade de um dos textos exibidos no livro didático de espanhol“El arte
de leer – volume I” (PNLD 2012). Para essa avaliação, foramlevados em conta
alguns critérios, como: a veracidade da referência apresentada, a quantidade de
adaptações feitas nos textos e os tipos de interferências adaptativas que podem
interferir no entendimento do aluno. Depois de concluída essa avaliação,foram
notadas inúmeras irregularidades de um texto para o outro, muitas delas sem as
devidas marcações, fazendo com que o aluno se distancie muito do texto
considerado original. Essa é só uma das
inúmerasprovas de que o livro didático não é um instrumento perfeito e irretocável.
Para a realização deste trabalho tomamos como alicerce teórico os estudos de CAMBRAIA
(2005), MENDES (1987) e MOREIRA (2009) que são referentes às contribuições da Crítica Textual na
avaliação de materiais didáticos. Na nossa ação pós-análise, tomamos como
objetivo a minimização das lacunas deixadas pela edição do texto presente e pelo
tipo de exploração da leitura proposta. Para tanto, propomos atividades de
compreensão escrita de caráter intercultural (Paraquett, 2005,2007; Mendes,
2003) que funcionem como complementares ao material didático estudado (Richter,
2005).
Palavras-chave:
Crítica Textual; Livro Didático; Língua Espanhola.
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