REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO
CONTEÚDO E EM ILUSTRAÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PRIMEIRO
CICLO (1º AO 5º ANOS)
Luciana de Lima ARCANJO
(UFS)
Jiselda Meirielly de FRANÇA (UFS)
Tatiane Frutuoso
dos SANTOS (UFS)
RESUMO: O presente trabalho faz uma
análise preliminar no que se refere aos discursos sobre gênero presentes nos
livros didáticos de Língua Portuguesa de 1º ao 5º adotados por instituições
públicas de ensino e que fazem parte do PNLD (Programa Nacional Do Livro
Didático). Dentro dessa vertente, analisaremos as propostas do PNLD para o
ensino de Língua Portuguesa nessa etapa do Ensino Fundamental, as imagens
referentes aos gêneros feminino e masculino presentes nas coleções analisadas e
os discursos presentes nos livros didáticos que são relevantes para o ensino
das crianças nesse ciclo, sendo muita das vezes, a principal referência para
professores/as e alunos/as. Nossa problemática busca nas imagens e nos
discursos a posição da figura feminina e masculina na sociedade, mostrando que
a identidade atribuída à mulher é inferiorizada em relação à do homem. Esse
meio de comunicação imagem/escrita, geralmente expõe experiências do cotidiano
da sociedade de uma forma restrita e disfarçada da realidade, enfatizando as
concepções fixas e homogêneas, desconsiderando que o indivíduo é resultado de
mudanças e transformações. É relevante explanar que partindo da construção dos
discursos, espera-se que a escola propicie um conhecimento aos educandos que
seja capaz de combater, por exemplo, a visão estereotipada oriunda de uma
cultura machista em relação à mulher.
Palavras-chave: estereótipo; livro didático;
ensino de Língua.
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