LETRAMENTO DIGITAL NOS MATERIAIS




LETRAMENTO DIGITAL NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA


Ana Rita de Carvalho SOUZA (UFS)
Emile Kelly Lima XAVIER (UFS)
Lívia Cristina Nascimento SANTOS (UFS)


RESUMO: Os livros didáticos estão presentes na realidade do Ensino Médio brasileiro. Ainda que não seja a forma adequada, sabe-se que muitos professores o utilizam como ferramenta única e inquestionável no processo de ensino-aprendizagem (FERNANDEZ, 2012; RITCHER, 2005). A partir dessa realidade e do contraste existente entre as indicações do que se deve fazer em sala de aula, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), propomos essa investigação partindo do uso de tecnologias na sala de aula. Acreditamos que o livro didático deve abrir espaço para o uso de novas tecnologias, mais especificamente o computador. Nosso objetivo é, a partir da análise dos livros didáticos de língua portuguesa, adotados no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) e frutos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), verificar qual é o espaço dado ao letramento digital e ao uso do computador nesse contexto de atuação. Nosso alicerce teórico está centrado nas ideias e estudos de LÉVY (1999), COSCARELLI (2007, 2012), RIBEIRO (2012) e XAVIER (2002). Após as análises realizadas chegamos à constatação de que o PNLD 2012, ainda que disponha de uma análise eficaz, cuidadosa e idônea dos materiais didáticos com os quais os professores do Ensino Médio irão trabalhar, não focam nada (ou quase nada) na questão do Letramento Digital. Há uma preocupação excessiva com gêneros textuais, gêneros do discurso, leitura, gramática, mas na prática esquecem que o próprio texto tem uma materialidade física (suporte) que é esquecida ou tratada de modo similar aos suportes impressos. Não privilegiam ou pouco facultam, tanto para o professor quanto para o aluno, o uso dos computadores. Este fato é preocupante ao pensar no PNLD 2014 e as possibilidades de aumento para uso da informática e expansão do letramento digital.


Palavras-chave: Letramento Digital; materiais didáticos; língua portuguesa; PNLD.

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