VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS
PEDAGÓGICAS X REALIDADE ESCOLAR
Ariosvaldo Leal de Jesus (FSLF)
RESUMO: O presente
trabalho tem por objetivo refletir sobre o tratamento das variantes
linguísticas em sala de aula. Para isso, buscou-se perceber em que medida os
docentes abordam a variação linguística nas aulas de língua portuguesa.
Partindo do pressuposto de que essa é uma questão
primordial que precisa ser levada em conta para que o processo de ensino e
aprendizagem de língua materna seja mais dinâmico, produtivo e atraente.
Nesse sentido, o docente deve assumir uma prática
pedagógica aliada ao conhecimento da sociolinguística, uma vez que essa teoria estuda a língua em seu contexto social. A metodologia
utilizada consistiu na realização de entrevista com vinte professores do Ensino
Fundamental e Médio. A fim de fundamentar teoricamente
tal proposta, procurou-se atrelar nas reflexões às pesquisas desenvolvidas por
estudiosos, como
Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (2007), Geraldi (1996), Mollica (2010),
Possenti (1996), entre outros. Os resultados nos mostram que o trabalho em sala
de aula com a variação linguística no ensino de língua portuguesa é pouco
utilizado, pois o ensino tradicional de língua ainda se sobrepõe. Portanto,
este estudo conclui que há muito que se fazer para que as diferenças culturais,
regionais e sociais que se refletem na língua sejam abordadas de forma mais
democrática e menos excludente.
Palavras-chave: Língua
portuguesa. Variação linguística. Sociolinguística na educação.
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