VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS X REALIDADE ESCOLAR

Ariosvaldo Leal de Jesus (FSLF)



RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o tratamento das variantes linguísticas em sala de aula. Para isso, buscou-se perceber em que medida os docentes abordam a variação linguística nas aulas de língua portuguesa. Partindo do pressuposto de que essa é uma questão primordial que precisa ser levada em conta para que o processo de ensino e aprendizagem de língua materna seja mais dinâmico, produtivo e atraente. Nesse sentido, o docente deve assumir uma prática pedagógica aliada ao conhecimento da sociolinguística, uma vez que essa teoria estuda a língua em seu contexto social. A metodologia utilizada consistiu na realização de entrevista com vinte professores do Ensino Fundamental e Médio. A fim de fundamentar teoricamente tal proposta, procurou-se atrelar nas reflexões às pesquisas desenvolvidas por estudiosos, como Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (2007), Geraldi (1996), Mollica (2010), Possenti (1996), entre outros. Os resultados nos mostram que o trabalho em sala de aula com a variação linguística no ensino de língua portuguesa é pouco utilizado, pois o ensino tradicional de língua ainda se sobrepõe. Portanto, este estudo conclui que há muito que se fazer para que as diferenças culturais, regionais e sociais que se refletem na língua sejam abordadas de forma mais democrática e menos excludente.



Palavras-chave: Língua portuguesa. Variação linguística. Sociolinguística na educação.

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