A PLATAFORMA
MOODLE E OS CURSOS DE ESPANHOL BÁSICO (CESB) E CURSO DE ESPANHOL INSTRUEMNTAL
(CEI)
Emanuele dos Santos Teles TAVARES (UFS/GEMADELE)
Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)
Maria Carla Souza SANTOS (UFS/GEMADELE)
RESUMO:
A iniciativa de
promoção dos Cursos de Espanhol Básico (CESB) e Curso de Espanhol Instrumental
(CEI) on-line com a intenção de proporcionar o conhecimento da Língua Espanhola
na modalidade à distância. Os cursos são realizados na Plataforma Moodle que
possibilita a interação dos alunos da Universidade Federal de Sergipe com a
língua espanhola como língua estrangeira na modalidade à distância com
atividades avaliativas semanais na plataforma Moodle e com duas
avaliações presenciais na unidade São Cristóvão. Promovidos pelo Departamento
de Letras Estrangeiras (DLES) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em
parceria com o Centro de Educação Superior à Distância (CESAD) e coordenados
pela professora Msc. Valéria Jane Siqueira Loureiro com a colaboração dos
estudantes da graduação do curso de Licenciatura em Letras (espanhol e
português/espanhol) integrantes do Grupo de Pesquisa em “O uso das TIC’s no
processo de ensino/aprendizagem de E/LE” que pertence ao grupo de pesquisa em
Análise e Elaboração de Material Didático de E/LE (GEMADELE). A plataforma Moodle
proporciona a proximidade do educando com a Língua Estrangeira e também
pode oferecer o manuseio e o controle das aulas, leitura, discussões,
interações on-line enfim, todas as atividades propostas para o ensino de
maneira virtual. O principal objetivo deste trabalho é verificar como a
aprendizagem pode acontecer de maneira dinâmica e atrativa com base em textos
de Levy (1997), Kenski (2003) e Feldmann (2005). Assim verifica-se que a
Plataforma Moodle pode facilitar o processo ensino-aprendizagem de
espanhola Língua Estrangeira, uma vez que estimula os discentes a participarem
colaborativamente das atividades propostas para desenvolvimento das habilidades
linguísticas e comunicativas.
PALAVRAS-CHAVE: Plataforma Moodle;
Educação à Distância; Interatividade; Colaboratividade.
Artigo completo em pdf.