A PLATAFORMA MOODLE E OS CURSOS DE ESPANHOL BSICO


A PLATAFORMA MOODLE E OS CURSOS DE ESPANHOL BÁSICO (CESB) E CURSO DE ESPANHOL INSTRUEMNTAL (CEI)

Emanuele dos Santos Teles TAVARES (UFS/GEMADELE)
Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)
Maria Carla Souza SANTOS (UFS/GEMADELE)


RESUMO:
A iniciativa de promoção dos Cursos de Espanhol Básico (CESB) e Curso de Espanhol Instrumental (CEI) on-line com a intenção de proporcionar o conhecimento da Língua Espanhola na modalidade à distância. Os cursos são realizados na Plataforma Moodle que possibilita a interação dos alunos da Universidade Federal de Sergipe com a língua espanhola como língua estrangeira na modalidade à distância com atividades avaliativas semanais na plataforma Moodle e com duas avaliações presenciais na unidade São Cristóvão. Promovidos pelo Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com o Centro de Educação Superior à Distância (CESAD) e coordenados pela professora Msc. Valéria Jane Siqueira Loureiro com a colaboração dos estudantes da graduação do curso de Licenciatura em Letras (espanhol e português/espanhol) integrantes do Grupo de Pesquisa em “O uso das TIC’s no processo de ensino/aprendizagem de E/LE” que pertence ao grupo de pesquisa em Análise e Elaboração de Material Didático de E/LE (GEMADELE). A plataforma Moodle proporciona a proximidade do educando com a Língua Estrangeira e também pode oferecer o manuseio e o controle das aulas, leitura, discussões, interações on-line enfim, todas as atividades propostas para o ensino de maneira virtual. O principal objetivo deste trabalho é verificar como a aprendizagem pode acontecer de maneira dinâmica e atrativa com base em textos de Levy (1997), Kenski (2003) e Feldmann (2005). Assim verifica-se que a Plataforma Moodle pode facilitar o processo ensino-aprendizagem de espanhola Língua Estrangeira, uma vez que estimula os discentes a participarem colaborativamente das atividades propostas para desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas.

PALAVRAS-CHAVE: Plataforma Moodle; Educação à Distância; Interatividade; Colaboratividade. 

Artigo completo em pdf.

TRADUZIR PÁGINA

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência