A CONTRIBUIÇÃO
DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS.
Eliane dos
Santos SILVA (UFS)
Izabela de Lima
CARLOS (UFS)
RESUMO: O presente
artigo traz algumas metodologias para o professor de Língua Portuguesa
trabalhar as variações linguísticas na sala de aula, tanto as populares como a
norma padrão, que é considerada de prestígio. Faz-se um conciso relato sobre
alguns fatores que influenciam no aparecimento dos fenômenos linguísticos
presentes na língua portuguesa, mostrando como são tratadas pela sociedade e,
sobretudo, na instituição escolar. Para obter um bom resultado a melhor
indicação é o trabalho com os gêneros textuais em que especificamos três, a
saber: a revista em quadrinhos, a telenovela e o texto literário. Estes
servirão para explanar as questões que podem ser levantadas na sala de aula,
entre educador e alunos com o objetivo de uma renovação no ensino em relação às
variantes. Para isso, nos basearemos no aporte teórico de LABOUV (1984), SOARES
(1996), BORTONI (2005), BAGNO (2007), MARCUSCHI (2005) e CAMACHO (1995). Desse
modo, o conhecimento e a compreensão das variantes contribuem para amenizar as
diferenças linguísticas e o julgamento social, que são consideradas as causas
do fracasso escolar, dos alunos provenientes das classes baixas e usuários de
dialetos populares desprestigiados. Enfim, a disciplina língua portuguesa pode ser
trabalhada de maneira mais eficaz e agradável para os alunos se atrelada às
questões sociolinguísticas, sobretudo com o uso dos gêneros textuais adequados
a cada caso.
PALAVRAS-CHAVES:
Variedades Linguísticas; Gêneros textuais; Classes desfavorecidas; Ensino.
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