COMO E ABORDADO CONTEUDO GRAMATICAL



COMO É ABORDADO CONTEÚDO GRAMATICAL “PRONOMBRES PERSONALES” NO MANUAL DE LÍNGUA ESPANHOLA "EL ARTE DE LEER ESPAÑOL".


Helaine dos Santos RAMOS (UFS/GEMADELE)
Welisângela Oliveira da COSTA (UFS/GEMADELE)
Orientadora: Msc. Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)



RESUMO: O ensino de gramática é algo que vem sendo discutido e repensado por professores e profissionais da área da educação. E ao que se refere ao ensino de uma língua estrangeira, neste caso o espanhol isso não é diferente. Por isso ao escolher o livro didático que será trabalhado nas escolas é necessário levar em conta critérios pré-definidos com enfoque em um material didático adequado que atenda as necessidades dos alunos. O objetivo deste trabalho é analisarmos se o conteúdo gramatical presente nos livros didáticos utilizados na rede estadual de ensino de Sergipe, estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Guia do PNLD 2012 e as Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio (OCEM) e ao que se refere às necessidades de professores e alunos no ensino-aprendizagem de E/LE. Para desenvolvermos este trabalho selecionamos o livro didático “El arte de leer español” da editora Ática no qual exemplificaremos e descreveremos como são abordados os “Pronombres personales” no referido livro didático, através de uma análise feita no segundo volume da coleção. Com o resultado desta pesquisa, pretendemos mostrar como professores e alunos estão assimilando o conteúdo que está sendo apresentado no livro. Contudo esse que está inserido através de textos com elementos gramaticais possibilitam ao professor o desenvolvimento de um trabalho que desenvolva as competências comunicativas dos alunos.


Palavras chave: Material Didático; Texto; Gramática, Ensino/aprendizagem de ELE.

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