COMO É ABORDADO CONTEÚDO GRAMATICAL “PRONOMBRES PERSONALES” NO
MANUAL DE LÍNGUA ESPANHOLA "EL ARTE DE LEER ESPAÑOL".
Helaine dos Santos RAMOS (UFS/GEMADELE)
Welisângela Oliveira da COSTA (UFS/GEMADELE)
Orientadora:
Msc. Valéria Jane Siqueira LOUREIRO (UFS/GEMADELE)
RESUMO: O ensino de gramática é
algo que vem sendo discutido e repensado por professores e profissionais da
área da educação. E ao que se refere ao ensino de uma língua estrangeira, neste
caso o espanhol isso não é diferente. Por isso ao escolher o livro didático que
será trabalhado nas escolas é necessário levar em conta critérios pré-definidos
com enfoque em um material didático adequado que atenda as necessidades dos
alunos. O objetivo deste trabalho é analisarmos se o conteúdo gramatical
presente nos livros didáticos utilizados na rede estadual de ensino de Sergipe,
estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Guia do PNLD 2012 e as Orientações
Curriculares Nacionais para o ensino médio (OCEM) e ao que se refere às
necessidades de professores e alunos no ensino-aprendizagem de E/LE. Para
desenvolvermos este trabalho selecionamos o livro didático “El arte de leer español” da editora Ática no qual exemplificaremos
e descreveremos como são abordados os “Pronombres personales” no referido livro
didático, através de uma análise feita no segundo volume da coleção. Com o
resultado desta pesquisa, pretendemos mostrar como professores e alunos estão
assimilando o conteúdo que está sendo apresentado no livro. Contudo esse que
está inserido através de textos com elementos gramaticais possibilitam ao
professor o desenvolvimento de um trabalho que desenvolva as competências
comunicativas dos alunos.
Palavras chave: Material
Didático; Texto; Gramática, Ensino/aprendizagem de ELE.
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