A CONTRIBUICAO DOS GENEROS TEXTUAIS



A CONTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS.


Eliane dos Santos SILVA (UFS)
Izabela de Lima CARLOS (UFS)



RESUMO: O presente artigo traz algumas metodologias para o professor de Língua Portuguesa trabalhar as variações linguísticas na sala de aula, tanto as populares como a norma padrão, que é considerada de prestígio. Faz-se um conciso relato sobre alguns fatores que influenciam no aparecimento dos fenômenos linguísticos presentes na língua portuguesa, mostrando como são tratadas pela sociedade e, sobretudo, na instituição escolar. Para obter um bom resultado a melhor indicação é o trabalho com os gêneros textuais em que especificamos três, a saber: a revista em quadrinhos, a telenovela e o texto literário. Estes servirão para explanar as questões que podem ser levantadas na sala de aula, entre educador e alunos com o objetivo de uma renovação no ensino em relação às variantes. Para isso, nos basearemos no aporte teórico de LABOUV (1984), SOARES (1996), BORTONI (2005), BAGNO (2007), MARCUSCHI (2005) e CAMACHO (1995). Desse modo, o conhecimento e a compreensão das variantes contribuem para amenizar as diferenças linguísticas e o julgamento social, que são consideradas as causas do fracasso escolar, dos alunos provenientes das classes baixas e usuários de dialetos populares desprestigiados. Enfim, a disciplina língua portuguesa pode ser trabalhada de maneira mais eficaz e agradável para os alunos se atrelada às questões sociolinguísticas, sobretudo com o uso dos gêneros textuais adequados a cada caso.


PALAVRAS-CHAVES: Variedades Linguísticas; Gêneros textuais; Classes desfavorecidas; Ensino.

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