“SOB
O PESO DAS SOMBRAS”:
UMA
PROPOSTA PARA O LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO.
Gleide dos Santos MENEZES (UFS)
RESUMO: O presente trabalho tem como principal objetivo examinar o
romance “Sob o peso das sombras” do escritor sergipano Francisco Dantas,
levando em consideração as noções que envolvem o pleno letramento para o ensino
médio. Desta forma, utilizaremos os argumentos teóricos referentes á relação
ensino – discurso – literatura em SANTOS e OLIVEIRA (2008); ao ensino pragmático
de literatura em OLIVEIRA (2010); a especificidade presente no texto literário,
que engloba entre outros fatores, a intertextualidade encontrada no trabalho de
KOCK (2011) e as singularidades presentes na compreensão textual do leitor, em
SOUZA (2012); debatidos nas orientações do Parâmetro Curricular Nacional (PCN)
de Língua Portuguesa e no documento das Orientações Curriculares para o Ensino
Médio, findando as explanações com o apontamento das particularidades do
romance, incluindo as considerações de ALONSO e FACCHIN (2011) e ANDRADE (2010)
que atribuem contexto e inter-relações com as questões apresentadas;
possibilitando uma abordagem crítica do ensino de literatura, dialogando o
contexto do aluno com a obra em questão. Enfim, a análise apresentada contribui
para uma maior observação do ensino de literatura como abordagem para o
letramento em Língua Portuguesa no ensino médio, bem como uma relação contexto
– obra – sujeitos da aprendizagem e as particularidades necessárias para a
compreensão textual, bem como, a contextualização do meio do discente com a
arte literária.
Palavras
– chave: contexto, ensino, intertextualidade, literatura.